SITE COM ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS
- Start Empresas
- 23 de fev. de 2019
- 3 min de leitura

Os serviços de acessibilidade digital da Start Empresas têm especificações para a oferta de recursos a pessoas com deficiência visual.
Pessoas que convivem com restrições visual, necessitam de descrição em Imagens e vídeos utilizados nos sites. Nós estaremos trabalhando nos próximos dias para adequar nosso site, para que seja acessível a todos. Bem como estaremos disponibilizando este recurso, para ser implementado no sites de todos nossos clientes.
Aplicamos testes progressivos contínuos que seguem a metodologia W3C para garantir conformidade com os requerimentos de acessibilidade apropriados.
Dessa forma, manter um site com acessibilidade para deficientes visuais será parte da estrutura disponível a todos os usuários possíveis.
Acessibilidade para deficientes visuais no site é estratégico para seu negócio
Acessibilidade Web é a prática de remoção de barreiras para que pessoas com deficiência possam perceber, compreender, navegar e interagir com a web. Quando sites são projetados e desenvolvidos visando a acessibilidade, todos os visitantes têm as mesmas possibilidades, o que promove o engajamento com o internauta.
Manter um site com acessibilidade para deficientes visuais é estratégia fundamental para empresas que investem em diversidade e novos públicos.
Para ampliar o negócio, são essenciais recursos para todos os clientes navegarem com autonomia, independência, facilidade, rapidez, conforto e segurança.
No varejo ou para a oferta de conteúdo escrito ou musical, acessibilidade para o cliente deficiente visual é um diferencial.
É um erro imaginar que o investimento em recursos de acessibilidade não se justifica pela quantidade de possíveis consumidores cegos.
Isso porque, quanto mais portas abertas seu negócio tiver, maior será o número de pessoas que poderão entrar na loja.
A REALIDADE DE CADA USUÁRIO
Na França, a empresa Ulule, especializada em videogames, criou um jogo específico para pessoas cegas ou com deficiência visual severa.
O game usa uma técnica de gravação que monta universos envolventes para o ouvinte, exclusivamente com áudios: a microfonação binaural.
O usuário tem uma percepção real de várias dimensões por meio do som, com a sensação de áudio em 3D.
‘A Blind Legend (jogo de Ação e aventura – onde as orelhas substituem os olhos!)‘ foi lançado no segundo semestre de 2014, exclusivo para smartphones Android, e já ultrapassou 15 mil downloads.
Conta a história do cavaleiro que perdeu a visão e precisa atravessar uma floresta para libertar sua mulher de sequestradores.
Roda sem nenhum gráfico. O jogador usa exclusivamente a audição para conseguir se orientar. Não há imagem em nenhum momento.
O personagem é controlado somente pelo toque na tela. Movimentos bruscos com os dedos simulam o uso de uma espada.
Jogos de suspense em áudio reúnem 285 milhões de pessoas no mundo, diz o Royal National Institute of Blind People.
POTENCIAL DE MERCADO É IGNORADO
O Brasil tem 506 mil pessoas cegas e 6,5 milhões com deficiência visual severa, convivendo com grande dificuldade para enxergar.
Este é o tamanho do público brasileiro que está sempre em busca de novos sites com acessibilidade para deficientes visuais.
Quando não há recursos, esse público jamais retorna ao website visitado. E as barreiras encontradas serão compartilhadas em alta escala.
Devemos compreender o consumidor tão bem, para que nosso produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.
Porque Investir em Acessibilidade Web?
As pessoas com deficiência são o maior grupo minoritário do mundo. Há mais de um bilhão de pessoas ao redor do planeta que têm algum tipo de deficiência, e 1 em cada 5 pessoas se auto identifica como deficiente.
No entanto, muitas organizações veem a acessibilidade como uma tarefa ao invés de uma oportunidade, deixando assim muitos empreendedores digitais sem informações sobre os benefícios de construir uma comunidade digital e inclusiva. Ao investir em acessibilidade, seguindo todas as normas e diretrizes corretas, o empreendedor terá como mensurar o retorno financeiro.
Com a acessibilidade, as organizações têm a oportunidade de melhorar a experiência digital para o maior grupo minoritário em todo o mundo. A pesquisa de Andy Beal, da Marketing Pilgrim, mostra que 86% dos compradores vão pagar mais para se sentirem mais adaptados ao ambiente virtual.
Ao enaltecer essa experiência com o cliente e tornar o website de fácil navegação para pessoas com deficiência, as empresas podem começar a construir uma presença de marca mais estruturada para este público, gerando fidelização à marca.
E não podemos esquecer de mencionar que, ao oferecer uma solução de acessibilidade web inclusiva para os clientes com deficiência, por meio da integração de um conjunto de tecnologias, o empreendedor só tem a ganhar.
תגובות